quinta-feira, 19 de março de 2015

Juventude Negra Brasileira: Chacinas, torturas, extermínio e encarceramento. Vamos enfrentar!

Chacinas, tortura, extermínio e encarceramento em massa da juventude negra e de periferia é um problema endêmico da nossa sociedade.
É verdade que o Brasil avançou muito nos últimos 12 anos, mas o combate à pobreza e à redução das desigualdades não foram capazes de enfrentar uma cultura de violência instituída que tem recorte social, geracional, cor e território.
O despreparo das forças de polícia, a falta de acesso à justiça e à violação de direitos são temas que precisam ser encarados com firmeza. Será necessário por fim aos autos de resistência com a aprovação do PL nº 4.471/2012, que põe fim aos autos de resistência, abrindo inquéritos para apurar os casos que envolvem letalidade na ação policia, - um instrumento arcaico que autoriza a execução de civis sem investigação e reforçando uma cultura de impunidade. Sem inteligência e investigação rigorosa dos homicídios no Brasil não é possível avançarmos.
Casos recentes como os da Bahia, Rio de Janeiro e neste final de semana em São Paulo devem sensibilizar o Estado e a sociedade por respostas rápidas e efetivas.
Foi por isso que a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) criaram o Plano Juventude Viva. Mais do que nunca, é hora de fortalecê-lo e colocá-lo como prioridade neste segundo mandato da Presidenta Dilma, em parceria com estados e municípios.
A integração com o Ministério da Justiça (MJ) e Secretaria de Direitos Humanos (SDH) compõem uma agenda estrutural, assim como políticas públicas importantes que ampliam os direitos no campo da educação, desenvolvimento social, trabalho e renda, cultura, saúde e esporte.
As estratégias de resistência, luta e organização das juventudes periféricas e negras devem ser incorporadas pelo Estado como temas centrais para enfrentar esse desafio.
Na Secretaria Nacional de Juventude temos noção do tamanho do problema e encaramos o tema como prioridade absoluta.
Toda a solidariedade aos familiares e amigos das vítimas!

Gabriel Medina
Secretário Nacional de Juventude
http://juventude.gov.br/juventudeviva/inicial/juventude-negra-brasileira-chacinas-torturas-exterminio-e-encarceramento.-vamos-enfrentar#.VQsIcnVdXzM

Nenhum comentário:

Postar um comentário